DIY Rede protecção aos saltos dos peixes

Desde há algum tempo que nos temos deparado com um problema grave de ter um aquario de estilo mais aberto e clean que é o de perder alguns peixes por saltarem para fora do mesmo em altura em que não está ninguem em casa para os socorrer…

Não perdemos muitos, pois são geralmente situações raras mas a perda de 1 único peixe, às vezes já com alguns anos, é sempre trágica… Assim, inicialmente optamos por colocar uma régua de acrilico a fazer de moldura para prevenir os saltos junto ao vidro. Com isto resolvemos a maioria dos saltos, mas mesmo assim ainda perdemos 1 ou outro peixe num periodo em que tivemos alguns desiquilibrios de parametros na agua e em que os peixes andavam mais nervosos!!

Após várias pesquisas nessa enciclopédia que o website ReefCentral.com, o maior forum americano de aquariofilia de Reef encontramos muitas pessoas a colocar redes, com uma malha suficientemente apertada para evitar que a esmagadora maioria dos peixes não passa através dela e larga o suficiente para não bloquear a luz, nem as trocas gasosas entre a água e o ar exterior, bem como a refrigeração, no periodo de Verão, ficasse comprometida.

Rede protecao

Assim fizemos uma moldura de acrilico ao qual prendemos a rede, de maneira a que se possa trocar a rede quando esta já não estiver nas melhores condições (o que até ver não é necessário…vai durar pra sempre lol). Além disso permite aceder facilemente ao aquário para alimentar os peixes ou fazer qualquer intervenção, pois pode-se colocar/retirar facilmente!

pino rede protecao

Reef Wide 2012 Feature Image

Com isto, para já conseguimos evitar mais saltos em seco…se bem que já tivemos alguns peixes mais pequenos, os inevitáveis wrassles, a atravessar a rede…ficarem aos pulos nela…e depois lá demos um jeito para eles voltarem para o aquario (quando estavamos presentes)!!…. Sem estarmos presentes, é provável que o tenham conseguido sozinhos, pois não perdemos qualquer peixe desde a sua colocação!!!

O futuro o dirá se a Rede foi uma boa aposta mas para já estamos satisfeitos!!

Prós

  • peixes médios e grandes não saltam fora do aquario (geralmente os adorados Tangs)
  • peixes pequenos têm mais hipoteses de, saltando fora, voltar ao aquario!
  • não afecta a luz da calha sobre todo o aquario
  • não afecta as trocas gasosas e de temperatura
  • não se perde a visão superior da água sobre o aquario

Contras

  • poderá ser menos estético, mas sendo preta a rede e muito fina, mal se nota
  • não é 100% eficaz a evitar os saltos…só encaixotando o aquario…

    Visit us on

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *