Site icon ReefCentral

DIY Rede protecção aos saltos dos peixes

Desde há algum tempo que nos temos deparado com um problema grave de ter um aquario de estilo mais aberto e clean que é o de perder alguns peixes por saltarem para fora do mesmo em altura em que não está ninguem em casa para os socorrer…

Não perdemos muitos, pois são geralmente situações raras mas a perda de 1 único peixe, às vezes já com alguns anos, é sempre trágica… Assim, inicialmente optamos por colocar uma régua de acrilico a fazer de moldura para prevenir os saltos junto ao vidro. Com isto resolvemos a maioria dos saltos, mas mesmo assim ainda perdemos 1 ou outro peixe num periodo em que tivemos alguns desiquilibrios de parametros na agua e em que os peixes andavam mais nervosos!!

Após várias pesquisas nessa enciclopédia que o website ReefCentral.com, o maior forum americano de aquariofilia de Reef encontramos muitas pessoas a colocar redes, com uma malha suficientemente apertada para evitar que a esmagadora maioria dos peixes não passa através dela e larga o suficiente para não bloquear a luz, nem as trocas gasosas entre a água e o ar exterior, bem como a refrigeração, no periodo de Verão, ficasse comprometida.

Assim fizemos uma moldura de acrilico ao qual prendemos a rede, de maneira a que se possa trocar a rede quando esta já não estiver nas melhores condições (o que até ver não é necessário…vai durar pra sempre lol). Além disso permite aceder facilemente ao aquário para alimentar os peixes ou fazer qualquer intervenção, pois pode-se colocar/retirar facilmente!

Com isto, para já conseguimos evitar mais saltos em seco…se bem que já tivemos alguns peixes mais pequenos, os inevitáveis wrassles, a atravessar a rede…ficarem aos pulos nela…e depois lá demos um jeito para eles voltarem para o aquario (quando estavamos presentes)!!…. Sem estarmos presentes, é provável que o tenham conseguido sozinhos, pois não perdemos qualquer peixe desde a sua colocação!!!

O futuro o dirá se a Rede foi uma boa aposta mas para já estamos satisfeitos!!

Prós

Contras

Exit mobile version