Unidade Osmose Inversa RO/DI – Aquili NPS (Português)

Um sistema igualmente muito importante e que contribui para a qualidade da água que entra dentro do aquário é o uso de uma unidade de osmose inversa. A principal função deste tipo de unidades é a de purificar a água que vem de rede da casa de modo a entrar no aquário livre de detritos ou contaminantes.

A unidade que está em análise nesta review é uma unidade de fabrico Italiano da Aquili e é o Kit RO Classic NPS.

Existe um suporte que permite a sua fixação a uma tábua de modo a ficar na vertical e suspensa por esse suporte tal como está na foto. O sistema pode ser montado na parte de baixo de um lavatório dentro de um armário.

Nesta situação ela está a produzir água para um Jerrican com 30L de capacidade:

Esta unidade consegue produzir diariamente 190 litros de água e apesar de ser das unidades mais baratas do mercado possui todas as principais fases de uma boa unidade de osmose. Dai ela ser RO/DI. Assim vamos ter:

  • Activated Carbon
  • Sediment Cartridge
  • Osmotic membrane with capacity of treating 50 gallons (190L) per day
  • NO3 – PO4 – SiO2 Filter

Regularmente deve ser feita uma inspecção visual e a membrana nunca deve ficar sem água, isto é, pode-se parar a água mas deve-se manter a unidade na posição em que está nas fotos de modo a que a membrana nunca perca a água que possui la dentro e sece porque isso iria estragar a membrana de osmose. Esta membrana normalmente tem uma durabilidade de vários anos (+5 anos).

Já os vários filtros têm uma durabilidade de 1500 gallon (5678 litros) – 3000 gallon (11356 litros) dependendo do filtro.

Um parâmetro crítico deste tipo de unidades é o Rácio que se obtém de ” água suja : água limpa”. Esta unidade de origem possuiu um racio de 4:1 – 3:1. Este tipo de rácio é bastante elevado e de modo a poder contrariar esta situação encontrei uma pequena peça que se coloca na saída para o esgoto que permite melhorar o rácio conforme se regula. Actualmente o rácio que tenho é de 1,8:1 e melhorou substancialmente este parametro.

Finalmente aqui fica o comparativo entre a água que a unidade de osmose processa e a água da rede que nos usamos no dia-dia com um medidor de TDS:

Visit us on

27 thoughts on “Unidade Osmose Inversa RO/DI – Aquili NPS (Português)

  1. Boas,
    Comprei um aparelho igual mas de 3 estagios, mas não com o principal objectivo de o usar em aquarios. Contudo, e visto que tenho um de agua doce, gostava de saber se ao introduzir a agua de osmose no aquario terei que usar na mesma os acondicionadores de agua? e o ultimo estagio (po3 no3) é mesmo importante?

    Já agora, onde posso encontrar aquela peça para conseguir um rácio melhor que o 4:1 oferecido pela marca?

    Obrigado

    • Em princípio não é necessário utilizar acondicionadores de água. Eu pelo menos não utilizo. Relativamente ao último estágio é composto por uma resina de troca iónica e é bastante importante principalmente em aquários de água salgada.
      A peça para melhorar o rácio da unidade foi encomendada da seahorseshop.
      Cumprimentos.

  2. Olá Vasco…

    Tenho encomendado um sistema igual a esse (Kit RO Classic NPS -69.98€) que vem da Alemanha . A minha única dúvida é se os filtros já vêm incorporados no sistema ou se têm de ser adquiridos à parte?

    Atenciosamente,
    Pedro

  3. Tenho uma questão relativa ao uso de agua que retenho por meio do telhado, essa agua é da chava e segue do telhado para uma canalização que a armazana num deposito suterraneo. O que quero saber é se esta agua poderá ser usada para o aquario, eu tenho um desipositivo igual ao da foto mas de 3 estagios e não de 4 ou seja tem 3 partes só, pode ser que mais tarde eu compre a 4 parte. Analizei o ph da agua é a agua é acida ou seja a cor no teste de ph é meio amarelo esverdeado.

  4. Boas,

    Diz-me só uma coisa esta válvula que aqui está , achas que é igual, terá a mesma função ?

    Outra coisa a mangueira do sistema de osmose é de 6mm ou de 8mm ?

    [img]http://i.imgur.com/jk8X0.jpg[/img]

  5. O que usas para limpar a osmose ou o que fazes para a limpar??

    Ando a notar que tem feito muito pouca osmose em 3 dias que teve ligada…

    Dantes acho que era mais rapida.. haverá algum problema com ela?

    Sei que há um kit de limpeza da osmose, mas já não encontro online para comprar… como é que limpas a tua se é que alguma vez a limpaste..

    A osmose diz que faz 190l por dia.. seguramente que eu n consigo fazer essa quantidade de água e não percebo porque… mas sei que no inicio e durante muito tempo.. acho que era bem mais rapida a produção da mesma.. Se tiveres alguma tecnica ou o que possa fazer agradecia.

  6. Não tenho o aparelho para medir o TDS, mas conto compra-lo brevemente..

    Entretanto já tenho aqui a válvula e já está instalada no sistema de osmose..diz-me só uma coisa… em que posição de fecho da válvula tens a tua osmose ? metade fechada ? um quarto fechado ? completamente fechada não porque senão estrago a membrana.. mas diz-me em que posição tens a tua torneira…

    Fico a aguardar a tua ajuda… se puderes por foto ainda melhor.

    Cumprimentos,
    Rodolfo Rodrigues

    • Olá, o fecho da valvula depende muito de que rácio queiras ter…
      Podes fazer o teste que é medir quanto sai da agua de esgoto e de água pura e ajustar para um rácio de 3:1 ou 2:1, isto é, por cada litro de agua pura produzida saem 2/3 litros de agua para lixo.
      O melhor é medires por ti prorpio e ajustares ao racio que achares melhor.

      Cumprimentos.

      • Ok percebi 😉

        Mas o que te queria perguntar visto não ter aparelho TDS era qual era o teu rácio e qual é que continuas a usar e que notes que a água fique com um TDS baixo.

        Porque eu preciso realmente de usar somente água de osmose, porque tenho um pH de 8 cá em casa e mantenho Discus somente com água de osmose, logo preciso de um bom rácio para ter o máximo de água disponivel e claro sem danificar a membrana e os filtros..

        Diz-me que rácio usavas.

        Fico a aguardar e desde já um muito obrigado por me estares a ajudar.

        Outra pergunta, usas o KIT de limpeza da osmose ? Ou o que usas para limpar a membrana e filtros ?

  7. Ok percebi 😉

    Mas o que te queria perguntar visto não ter aparelho TDS era qual era o teu rácio e qual é que continuas a usar e que notes que a água fique com um TDS baixo.

    Porque eu preciso realmente de usar somente água de osmose, porque tenho um pH de 8 cá em casa e mantenho Discus somente com água de osmose, logo preciso de um bom rácio para ter o máximo de água disponivel e claro sem danificar a membrana e os filtros..

    Diz-me que rácio usavas.

    Fico a aguardar e desde já um muito obrigado por me estares a ajudar.

    Outra pergunta, usas o KIT de limpeza da osmose ? Ou o que usas para limpar a membrana e filtros ?

    Fico a aguardar a tua opinião…

  8. Boas,

    Comprei este kit mas ambas as saídas traziam uma “bolacha” na ponta a tapar as mesmas, indicando que uma é saída de agua boa e outra lixo… nem desenroscam nem puxando saem, acho que só furando aquilo… alguma opinião?

    Não percebi como essa peça melhora o rácio, se possível explica isso s.f.f..

    Obrigado.

    Sérgio Saldanha

  9. Boas tardes
    Tenho um Aquili igual ao da imagem .Desmontei-o para limpeza sucede que me esqueci de como são feitas as ligações
    Alguém me pode ajudar agradeço
    Rainho

  10. Viva,
    esta válvula para melhorar o ratio faz o que precisamente?
    Nunca tive RO e queria este kit mas a pensar que em 4 litros de agua, 3 vao para despredicio, arranha-me na consciencia!
    Como é que esta valvula funciona? reduz a quantidade de agua posta fora, forçando a membrana RO a filtrar mais?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *